Com o antigo sistema MS-DOS, a tecla Print Screen tinha a função de acionar o comando de impressão e imprimir os dados que estavam exibidos na tela do computador direto na impressora.
Com o surgimento dos sistemas operacionais gráficos, sua função passou de IMPRIMIR para CAPTURAR as informações exibidas na tela do computador em forma de imagem.
Muito utilizada atualmente para capturar mensagens de erros nos mais diversos aplicativos e encaminhar por e-mail para a equipe de suporte (quando utilizado em empresas), ou até mesmo para capturar imagens de programas para serem impressas em livros ou apostilas.
Mas como usar a tecla Print Screen do teclado?
Simples, basta penas pressioná-la no teclado no momento em que você desejar utilizá-la. Tudo que estiver aberto e visível na tela de seu computador no momento em que você a pressionou ficará armazenado na área de transferência (parte da memória RAM destinada para armazenamento temporário de informações).
Na seqüência, basta apenas colar os dados em algum ambiente que permita isso, por exemplo programas de desenhos (Paint, CorelDraw, etc) ou aplicativos de texto que permita receber os dados (Writer, Word, etc).
Uma dica legal é que se você não quer todas as informações que estão sendo exibidas na tela mas somente uma janela específica, você deverá antes de pressionar a tecla PRINT SCREEN, manter pressionado a tecla ALT do lado esquerdo do teclado e logo na seqüência pressionar o PRINT SCREEN. Isso fará com que a captura ocorra somente da janela que estiver ativa no momento da captura. Depois é só descarregar a imagem em qualquer aplicativo deseja que receba imagens através do comando Colar.
Fácil não é mesmo? É uma ação muito simples e que boa parte dos usuários não sabem como fazer. Para facilitar um pouco, acompanhe o vídeo explicativo abaixo da execução dessa tarefa.
Espero que essa informação possa lhe ajudar. Acompanhe sempre nosso blog e veja sobre as informações sobre tecnologia e arte. Se desejar fazer alguma pergunta, entre em contato conosco.