Para desespero dos usuários de computador MAC, uma vulnerabilidade encontrada no software Java permitiu a instalação de um cavalo de tróia, infectando mais de 600 mil máquinas da Apple.
A infecção surge quando o utilizador visita um website que possui o código malicioso, por exemplo, um applet Java, e devido a uma falha na máquina virtual Java, o código malicioso consegue ser executado fora da sandbox (área de execução protegida), ter acesso completo ao sistema e fazer-se passar por uma actualização do Adobe Flash Player para dar início ao processo de infecção.
Fonte: Tecnologia.com.pt
As páginas maliciosas possuem applets do Java que são executadas por meio de um plug-in no navegador, seja Safari, Firefox ou Chrome. Esse plug-in é normalmente fornecido pela Oracle. No Mac, é a própria Apple a responsável por distribuir atualizações para o Java, embora elas sejam fornecidas pela Oracle. A Apple atrasou uma atualização, lançada em 14 de fevereiro, e deixou usuários de Macs vulneráveis até a última terça (3/04), quando um ataque do Flashback explorando a falha até então sem correção já tinha sido detectado na web.
Para a correção dos computadores Apple, clique aqui.