segunda-feira, 23 de abril de 2012

O que é Voz sobre IP?

Você já ouviu falar em Voz sobre IP? Como ela difere das comunicações unificadas? E como pode ajudar as pessoas principalmente empresas?

A Voz sobre IP e a telefonia IP (Protocolo da Internet) estão se tornando cada vez mais populares entre empresas e consumidores. A Voz sobre IP fornece à sua empresa uma base para aplicativos de comunicações unificadas mais avançados, incluindo conferência por web e vídeo, que podem transformar a forma como fazemos negócios.

Benefícios de voz sobre IP
A Voz sobre IP e as comunicações unificadas permitem que você:
  • Reduza os custos de treinamento e viagem, através de conferência pela web ou por vídeo;
  • Amplie facilmente o sistema de telefonia conforme necessário;
  • Faça um número de telefone tocar simultaneamente em vários aparelhos, ajudando os funcionários a permanecerem conectados entre eles e com os clientes;
  • Reduza suas tarifas telefônicas;
  • Use uma única rede para voz e dados, simplificando gerenciamento e reduzindo custos;
  • Acesse os recursos do sistema de telefonia em casa ou nos escritórios de clientes, aeroportos, hotéis ou em qualquer outro lugar onde haja uma conexão de banda larga. 
  
Termos úteis relativos à voz sobre IP
  • Voz sobre IP refere-se à forma de executar chamadas de telefone em uma rede de dados IP, seja na Internet ou na própria rede interna. Um dos principais benefícios de Voz sobre IP é a sua capacidade de reduzir despesas porque as chamadas telefônicas percorrem a rede de dados, e não a rede da companhia telefônica.
  • Telefonia IP engloba um conjunto completo de serviços de telefonia por VoIP, incluindo a interconexão de telefones para comunicações, serviços relacionados como planos de cobrança e discagem, e recursos básicos como conferência, transferência, encaminhamento e espera.
  • Comunicações IP oferecem recursos como sistemas de mensagens unificadas, contact centers integrados e conferência multimídia com voz, dados e vídeo.
  • Comunicações Unificadas revolucionam as Comunicações IP usando tecnologias como SIP (Protocolo de Início de Sessão), juntamente com soluções de mobilidade para unificar e simplificar todas as formas de comunicação, independentemente de local, hora e dispositivo.
Serviços de voz sobre IP
Voz sobre IP está disponível em uma ampla variedade de serviços. Alguns serviços básicos e gratuitos de Voz sobre IP requerem que todas as partes estejam em seus computadores para efetuar ou receber as chamadas. Outras permitem chamadas de um aparelho de telefone tradicional ou mesmo em um telefone celular para todos qualquer outro telefone.

Equipamento de voz sobre IP
Para Voz sobre IP, é preciso ter uma conexão de banda larga à Internet, além de um telefone tradicional e um adaptador, ou um telefone com Voz sobre IP, ou software de Voz sobre IP no seu computador.
A Segurança de Voz sobre IP e a Qualidade de Serviço
A maioria dos serviços de Voz sobre IP do consumidor usa a Internet pública para chamadas de telefonia. Mas muitas empresas estão usando Voz sobre IP e comunicações unificadas em suas redes privadas. Isso ocorre porque as redes privadas fornecem segurança e qualidade de serviços mais sólidas do que a Internet.

Comparação entre Voz sobre IP e Comunicações Unificadas
Os sistemas de comunicações unificadas oferecem mais recursos e benefícios do que a Voz sobre IP. Eles permitem todas as formas de comunicação, independentemente da localização, hora ou dispositivo. Faxes, email e correio de voz são todos fornecidos em uma única caixa de entrada. Você pode integrar seus sistemas de relacionamento com clientes (CRM) e seu telefone para melhorar o atendimento ao cliente e muito mais.

Fonte: Cisco.com.br

Muitas empresas já migraram e outras estão migrando para o sistema de comunicação de VoIP. A economia é certa, mas não é garantia de 100% de qualidade. Se por algum motivo o sistema de Internet ficar fora do ar, você não pode deixar de realizar aquela venda ou aquele contato telefônico. Sendo assim, a maioria das instituições possui pelo menos uma linha telefônica como segurança caso o sistema VoIP não venha funcionar corretamente.


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