terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mas o que é a Arte?

Desde os tempos remotos, a artes vem fazendo sua história, e mesmo que muitas vezes não valorizada, continua cada vez mais se fortalecendo no mundo inteiro.

Vamos então conhecer um pouco desta história que vem sendo feita desde a Idade da Pedra.
  
Introdução a História da Arte

A arte sempre esteve presente em nossas vidas e é utilizada desde os primórdios, cumprindo as mais diversificadas funções. 

Mas o que é a Arte?

Essa é uma pergunta bem complicada de definir uma resposta, pois  a arte ela é divergente, contraditória, além de frequentemente se pretenderem exclusivas, propondo-se como solução única. É possível dizer que, arte são manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é administrativo.

O que podemos dizer também é que a arte não é só desenho, não é só alegria, não é só agradável, não é só bonita, não é só realista, não é apenas imagem e não esta somente em galerias. Arte não é só para quem gosta, mas para causar uma reação em todas as pessoas de todas as idades.


A arte tem sido definida de diferentes formas, sendo dque nenhuma delas chegou a esgotar seu conteúdo ou significado. Alguns artistas tentaram definir um conceito para arte, conheça alguns:

“Será arte tudo o que eu disser que é arte” (Marcel Duchamp)
“A arte é uma mentira que nos permite dizer a verdade” (Pablo Picasso)
“A arte não reproduz o visível, torna visível” (Paul Klee)
“A beleza Aparece na vida, porém na arte é imortal” ( Leonardo da Vinci)

Portanto podemos ficar tranquilos, pois se não conseguimos saber realmente o que é Arte, pelo menos conseguimos saber quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.

História da arte

Segundo dados do site Mundo Educação, a arte data desde a Antiguidade, quando os homens da Pré-História desenhavam a arte rupestre (desenhos feitos nas cavernas). As figuras representavam a caça, mas isso não significava como o grupo vivia; pois elas tinham um caráter mágico, faziam com o que o grupo se preparasse para a tarefa que garantiria a sobrevivência.

A palavra “arte” teve muitos significados durante a 
história. Sempre houve uma pequena discussão, pois alguns pesquisadores acham que a arte é uma forma de criação, já outros acreditam que é uma forma de imitação.

A arte foi se subdividindo em estilos, com o tempo, tais como: barroco, gótico, romântico e outros.

O surgimento do Renascimento fez com que a arte se dividisse em conceitos: a pintura,
literatura, música, escultura, arquitetura e a arte feita com cerâmica, tapeçaria e etc.


Depois do século XIX, a arte teve como objetivo retratar a beleza. Já no século XX, a arte passou a se referir, principalmente, às artes plásticas.

Toda arte criada é uma consequência do trabalho feito pelo homem. Em cada uma delas expressam a personalidade do artista, onde mostram o período em que foram feitas, criadas e suas influências culturais.

Muitas vezes o artista se preocupa com a beleza da sua obra. Isso faz com que ele busque matérias-primas que aproximem sua obra do mais real possível. Os artistas expressam em suas obras todos os seus sentimentos.

Com o tempo a arte foi se modificando. Com isso, a história da arte pode ser dividida de acordo com a divisão dos períodos da história da humanidade: Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.

Contribuição da artista Crislaine Ferreira de Oliveira. Acesse seu blog e saiba mais sobre os tipos de Arte. Acesse e confira!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...